Muito se fala sobre logística, e logística é a arte de você colocar seu produto ao alcance do consumidor na hora certa, e no lugar certo. A logística hoje é muito estudada e pesquisada por inúmeros profissionais e estudantes de diversas áreas, isso se dar porque a logística é muito importante tanto na indústria como no comercio. Já a logística reversa é o caminho contrário como o próprio nome já diz é o caminho inverso ao invés de fazer o produto chegar ate o consumidor é como fazer que o produto volte das mãos do consumidor para o fabricante ou para o local correto do seu descarte.
Estamos vivendo numa época de crescimento acelerado de consumo, cada vez mais as pessoas compram e consomem mais produtos. Também devido o crescimento tecnológico acelerado esses produtos são descartados mais rapidamente, ou seja, um exemplo é um celular que você compra hoje, daqui a seis meses ele vai está obsoleto em termos de novas qualidades que a tecnologia incorporou em novos aparelhos, então existe uma tendência da troca mais rapidamente de celulares notebooks, aparelhos, etc. Existe também a questão de produtos que são adquiridos e não satisfazem o consumidor e tem que ser desenvolvido ao fabricante. A logística reversa estuda exatamente como deve ser feito isso.
A logística reversa é um conceito relativamente novo e em evolução. Esse processo já podia ser observado há alguns anos na indústria de bebidas, com a reutilização de vasilhames, o produto chegava ao consumidor e logo sua embalagem retornava ao centro produtivo para que fosse reutilizado e voltasse para o consumidor
Tradicionalmente, os fabricantes não se sentem responsáveis por seus produtos após o consumo. A maioria dos produtos usados são jogados fora ou incinerados com consideráveis danos ao meio ambiente. Atualmente, legislações mais severas e a maior consciência do consumidor sobre danos ao meio ambiente estão levando as empresas a repensarem sua responsabilidade sobre seus produtos após o uso. A Europa, particularmente a Alemanha, é pioneira na legislação sobre o descarte de produtos consumidos. Administração de devoluções (que é chamada de Logística Reversa por Lambert et al) envolve o retorno dos produtos à empresa vendedora por motivo de defeito, excesso, recebimento de itens incorretos ou outras razões. (Lambert et al, 1998, p. 19).
LAMBERT, D M. et. al. 1998, Administração Estratégica da Logística – São Paulo : Vantine Consultoria.