quinta-feira, 26 de maio de 2011

Logística Reversa


Muito se fala sobre logística, e logística é a arte de você colocar seu produto ao alcance do consumidor na hora certa, e no lugar certo. A logística hoje é muito estudada e pesquisada por inúmeros profissionais e estudantes de diversas áreas, isso se dar porque a logística é muito importante tanto na indústria como no comercio. Já a logística reversa é o caminho contrário como o próprio nome já diz é o caminho inverso ao invés de fazer o produto chegar ate o consumidor é como fazer que o produto volte das mãos do consumidor para o fabricante ou para o local correto do seu descarte.

Estamos vivendo numa época de crescimento acelerado de consumo, cada vez mais as pessoas compram e consomem mais produtos. Também devido o crescimento tecnológico acelerado esses produtos são descartados mais rapidamente, ou seja, um exemplo é um celular que você compra hoje, daqui a seis meses ele vai está obsoleto em termos de novas qualidades que a tecnologia incorporou em novos aparelhos, então existe uma tendência da troca mais rapidamente de celulares notebooks, aparelhos, etc. Existe também a questão de produtos que são adquiridos e não satisfazem o consumidor e tem que ser desenvolvido ao fabricante. A logística reversa estuda exatamente como deve ser feito isso.

A logística reversa é um conceito relativamente novo e em evolução. Esse processo já podia ser observado há alguns anos na indústria de bebidas, com a reutilização de vasilhames, o produto chegava ao consumidor e logo sua embalagem retornava ao centro produtivo para que fosse reutilizado e voltasse para o consumidor

Tradicionalmente, os fabricantes não se sentem responsáveis por seus produtos após o consumo. A maioria dos produtos usados são jogados fora ou incinerados com consideráveis danos ao meio ambiente. Atualmente, legislações mais severas e a maior consciência do consumidor sobre danos ao meio ambiente estão levando as empresas a repensarem sua responsabilidade sobre seus produtos após o uso. A Europa, particularmente a Alemanha, é pioneira na legislação sobre o descarte de produtos consumidos. Administração de devoluções (que é chamada de Logística Reversa por Lambert et al) envolve o retorno dos produtos à empresa vendedora por motivo de defeito, excesso, recebimento de itens incorretos ou outras razões. (Lambert et al, 1998, p. 19).

LAMBERT, D M. et. al. 1998, Administração Estratégica da Logística – São Paulo : Vantine Consultoria.

CARTER, C.R.; ELLRAM, L. M., Reverse logistics: a review of the literature and framework for future investigation. Journal of Business Logistics, vol.19, n.01, 1998. p.85-102.
PAOLESCHI, Bruno. Logística Industrial Integrada - Do Planejamento, Produção, Custo e Qualidade à Satisfação do Cliente / Bruno Paoleschi. -- 2. ed. -- São Paulo: Érica, 2009.

terça-feira, 10 de maio de 2011

LEAD TIME


É o tempo entre o pedido e a entrega real do material no estoque.

Esse conceito é utilizado para identificar o tempo que será necessário para repor um produto no estoque.

Para a reposição de um estoque é preciso levar em consideração: a quantidade mínima para iniciar a reposição do material, quanto tempo será necessário para efetuar a compra e quanto tempo o fornecedor demora para fabricar e entregar o material.

Tipos de Lead Time

Engineer-to-Order – Significa que as especificações do cliente requerem um projeto de engenharia único ou uma personalização/customização significativa. Em geral, o cliente é altamente envolvido no projeto do produto. O estoque de materiais normalmente não será adquirido até que a produção necessite dele. O lead time de entrega é longo porque inclui não apenas o lead time de compra, mas também o de projeto.

Make-to-Order – Significa que o fabricante não começa a fabricar o produto até que a encomenda do cliente seja recebida. O produto final é normalmente feito com itens padronizados, mas pode incluir também componentes feitos sob medida. O lead time de entrega é reduzido porque se requer pouco tempo de projeto e o estoque é tratado como matéria-prima.

Assemble-to-Order – Significa que o produto é feito com componentes padronizados que o fabricante pode estocar e montar de acordo com a encomenda do cliente. O lead time de entrega é, ainda, mais reduzido porque o tempo de projeto não é necessário e o estoque de materiais está pronto para a montagem. O envolvimento do cliente no projeto é limitado à seleção do conjunto de componentes necessários.

Make-to-Stock – Significa que o fornecedor produz os bens e os vende com base em um estoque de produtos acabados. O lead time de entrega é o menor de todos. O cliente possui pequeno envolvimento direto no projeto do produto.


Referências Bibliográficas

ARNOLD, J. R. Tony. Administração de Materiais. São Paulo: Atlas, 1999.

PAOLESCHI,Bruno. Logística industrial integrada. São Paulo: Érica, 2009.