sábado, 11 de agosto de 2012

LEAD TIME II


É o período entre a solicitação de repor o estoque, o tempo de compras para fazer a cotação de preços entre fornecedores, o fornecedor produzir e enviar o material, receber o material, o controle de qualidade aprovar o material e o estoque disponibiliza-lo para uso.
Para definir o lead time, é preciso calcular o seguinte:
·      Solicitação de compras – tempo gasto para analisar o estoque e providenciar o pedido de reposição do estoque.
·      Pedido de compra – é o tempo gasto para escolher o fornecedor, fazer cotação de preço, definir prazo de entrega e fechar o pedido.
·      Fornecedor – é o tempo gasto para fabricar o item solicitado e entregar na data que consta o pedido.
·      Trânsito – é o tempo gasto para o material ser transferido da fábrica do fornecedor para a fábrica do cliente.
·      Segurança – é o tempo para cobrir atrasos, rejeições, refugos, quando não há confiabilidade no fornecedor.
·      Recebimento – é o tempo gasto para receber o material e disponibiliza-lo para aprovação (quando necessário) ou uso.
·      Controle de qualidade – é o tempo necessário para fazer análise do material e obter sua aprovação.
Exemplo de calculo de lead time

Solicitação de compras
1
Cotação de preços e emissão de pedidos
2
Prazo do fornecedor
5
Recebimento dos materiais
1
Aprovação e liberação dos materiais
2
Dias em transito
2
Nível de segurança em dias
3
Total de lead time
16
                                        Fonte: Logística industrial Integrada
                                       Autor: Bruno Paoleschi

Usando um exemplo bem real do lead time em ação, vamos pedir uma pizza. Quando você como cliente decide sobre uma pizzaria de sua preferência, você já pode ter considerado fatores como velocidade e consisténcia. A pizzaria escolhida deve primeiro receber a sua encomenda personalizada, com base em seus ingredientes pré-estocados.  Uma vez que você fez seu pedido, a pizzaria pode dizer-lhe para esperar em torno de 45 minutos até 1 hora, para que sua pizza seja entregue. Este seria considerado o lead time. A pizzaria baseia-se desta vez em vários fatóres: o tempo que leva para preparar a pizza, o tempo de cozimento, a disponibilidade de motoboys na entrega e a distancia de sua casa.
Tendo em vista que você cliente ainda pode desistir da ideia e fazer o pedido em uma outra pizzaria diferente, conhecida pela eficiencia no tempo de entrega. O mesmo sabor de pizza pode chegar em 30 minutos, é um produto identico, mas o tempo de espera é diferente. Esta outra pizzaria pode usar pizzas semiprontas ou ter um numero maior de motoboys, pode haver algumas limitações em área de entrega. No entanto a pizza pode não ser bem assada.
As vezes um menor lead time não garante a qualidade do produto. Tempos de ligação podem também mudar de acordo com o dia da semana, a procura pode ser mais elevada em noites de fim de semana, por exemplo, criando lead time maior.
Esse é o desafio que muitas empresas enfrentam, para melhorar o tempo de liderança de uma linha de produtos. Tendo em vista que o lead time reduzido de um produto na mão de um cliente não pode afetar sua qualidade. As empresas devem ser realistas com suas estimativas de lead time, mas constantemente manter o esforço para melhorar seu processo de fabricação e reduzir seu lead time.    

Referências Bibliográficas
ARNOLD, J. R. Tony. Administração de Materiais. São Paulo: Atlas, 1999.
PAOLESCHI,Bruno. Logística industrial integrada. São Paulo: Érica, 2009.
POLLICK, Michael. What is Lead Time?. Wise Geek?