No transporte marítimo ouve-se falar em em "grande cabotagem" que seria o transporte marítimo realizado ao longo da costa até os países vizinhos, mas, em termos oficiais, sempre quando se fala em cabotagem, refere-se ao transporte realizado ao longo da costa brasileira do Rio Grande do Sul até Manaus. Segundo armadores e usuários, o maior problema da cabotagem está na regulamentação, nos impostos e na infraestrutura portuária do país.
O Brasil conta com uma extensão territorial de mais de 7.408Km de costa, a geografia do país é propícia para a navegação, mas, esses fatores geram um contraste com a pequena utilização da cabotagem no Brasil. Segundo Dias (2009), o crescimento do mercado de cabotagem é contínuo, porem discreto.
Abaixo uma reportagem da rede globo,o Globo Mar embarca em uma aventura para mostrar a navegação de cabotagem. Ernesto Paglia participa da primeira viagem de um novo navio que realiza o transporte de mercadorias entre os portos brasileiros.
Segunda parte da reportagem de Ernesto Paglia do Globo Mar.
Dias J. R. M. FATORES QUE INIBEM O DESENVOLVIMENTO DA CABOTAGEM NO BRASIL Seminário Cabotagem – ANTAQ – 2009. Agosto/2009
Paoleschi, B. Logística Industrial Integrada - 2.ed.--São paulo: Érica, 2009.
Olá!
ResponderExcluirA PUC-Campinas está com inscrições abertas até 26 de julho para o curso de
Especialização em Gestão da Logística Empresarial. O Curso tem duração de três semestres e as aulas são aos sábados.
Acesse ao site para mais informações:
http://www.puc-campinas.edu.br/pos/lato/curso.aspx?id=19
Se você está pensando em mudar de instituição de ensino, veja quais os procedimentos para se transferir:
http://www.puc-campinas.edu.br/servicos/transferencias.asp