quarta-feira, 15 de junho de 2011

CABOTAGEM

Cabotagem é a navegação maritima feita na costa brasileira. pode ser feita por embarcações de bandeira brasileira ou estrangeira. somente entre portos brasileiros ou de um país. quando ocorrer uma transporte entre dois países se diz que a navegação é de longo curso não importa a distancia entre os dois países. brasil e uruguay, por exemplo.
No transporte marítimo ouve-se falar em em "grande cabotagem" que seria o transporte marítimo realizado ao longo da costa até os países vizinhos, mas, em termos oficiais, sempre quando se fala em cabotagem, refere-se ao transporte realizado ao longo da costa brasileira do Rio Grande do Sul até Manaus. Segundo armadores e usuários, o maior problema da cabotagem está na regulamentação, nos impostos e na infraestrutura portuária do país.
O Brasil conta com uma extensão territorial de mais de 7.408Km de costa, a geografia do país é propícia para a navegação, mas, esses fatores geram um contraste com a pequena utilização da cabotagem no Brasil. Segundo Dias (2009), o crescimento do mercado de cabotagem é contínuo, porem discreto.
Abaixo uma reportagem da rede globo,o Globo Mar embarca em uma aventura para mostrar a navegação de cabotagem. Ernesto Paglia participa da primeira viagem de um novo navio que realiza o transporte de mercadorias entre os portos brasileiros.

Segunda parte da reportagem de Ernesto Paglia do Globo Mar.


Dias J. R. M. FATORES QUE INIBEM O DESENVOLVIMENTO DA CABOTAGEM NO BRASIL Seminário Cabotagem – ANTAQ – 2009. Agosto/2009

Paoleschi, B. Logística Industrial Integrada - 2.ed.--São paulo: Érica, 2009.

domingo, 5 de junho de 2011

INTRALOGÍSTICA


Logística é o processo de planejar, implementar e controlar, de forma eficiente e econômica, o fluxo de suprimento e produtos, a armazenagem e o fluxo de informações correspondente a todo o sistema desde a origem ao destino final, objetivando o atendimento às necessidades dos clientes.

Intralogística refere-se à movimentação de materiais dentro de armazéns, unidades fabris e centros de distribuição.

A Intra-Logística consiste na integração das funções da recepção até a expedição de mercadorias. Isso inclui a movimentação, armazenagem e processamento de pedidos, gerenciamento de estoques, etc.

A logística interna e é um dos principais fatores de competitividade em um negócio

A intralogística é uma área da logística que ganha importância a cada dia, pois vem ganhando notoriedade através dos ganhos obtidos através da redução de custos. As empresas vinham focando sua atenção em outros setores da cadeia de suprimento, principalmente no transporte. Hoje a logística interna se torna foco de análises de gestores para reduzir cada vês mais gastos com suas atividades.

Algumas atividades da intralogística

• Recebimento (físico e fiscal) de materiais diretos e indiretos;

• Movimentação interna de produtos;

• Picking e Packing;

• Suporte comercial (customer service);

• Montagem de kits;

• Gestão de KPI´S;

• Estocagem de produtos;

• Carregamento e expedição;