O sistema aquaviário brasileiro é composto de vias marítimas e interiores e de portos e terminais portuários. Dessa forma, há basicamente dois subsistemas: o fluvial ou de navegação de interior, que utiliza as hidrovias e rios navegáveis, e o marítimo, que abrange a circulação na costa atlântica.
O primeiro conta com aproximadamente 44.000 km de rios, dos quais 29.000 km são naturalmente navegáveis, mas apenas 13.000 km são efetivamente utilizados economicamente, é usado principalmente no transporte de soja, óleo vegetal, madeira e outros. Devido o baixo custo do frete desenvolve papel importante na logística de tranporte.
Já a parte marítima tem cerca de 7.500 km de vias, é o modal mais usado no comercio internacional ou longo.
Fazem parte desses subsistemas, ainda, os portos e terminais fluviais e os marítimos, que totalizam 45 portos organizados e 131 terminais de uso privativo, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ (2010), sendo responsáveis pela participação de cerca de 14,0% na matriz de transporte de cargas.
Quanto à frota mercante de bandeira brasileira, que opera na cabotagem e nas rotas de longo curso, estão registradas junto à ANTAQ 282 embarcações de transporte (chatas, graneleiros, petroleiros etc.) e 414 de apoio, sendo 343 rebocadores. Por sua vez, a frota operacional hidroviária é composta por 225 embarcações de transporte e por 31 embarcações de apoio (lanchas, dragas etc.).
Em 2008, o transporte aquaviário do País movimentou 537,7 milhões de toneladas de cargas a granel e geral e de contêineres. Já em 2009, constatou-se uma movimentação total de 637,6 milhões de toneladas de cargas.
A Pesquisa Aquaviária da CNT de 2006 mostrou a indispensabilidade de ações urgentes na infraestrutura portuária, como a retomada das dragagens, a aquisição de equipamentos de estiva e movimentação e a melhoria dos acessos terrestres.
Ações de médio prazo, como a adequação de horários dos órgãos públicos, o treinamento de pessoal dos órgãos oficiais e dos trabalhadores e a revisão de procedimentos para a redução da burocracia, também são essenciais para manter níveis de competitividade adequados dos portos brasileiros.
- Vantagens – carrega qualquer tipo de carga, menor custo do frete, baixo impacto ambiental.
- Desvantagens – Necessita de transbordo nos portos,menor flexibilidade nos serviços, frequente congestionamento nos portos.
E muito bom sabe sobre o modal aquaviário, como funciona como e o processo todo para o carregamento e descarregamento. pois eu faço logística e pretendo estar por dentro de tudo ,futuramente para que possa esta trabalhando nessa area. obrigada
ResponderExcluirEstou fazendo um trabalho agora sobre esse modal irei aproveitar esse conteúdo aqui do site e ja e pro dia 09-07-16 tempo curto rsrsrs mais e pra mim aprender que nas empresas vai ser mais curto ainda
ResponderExcluirConteúdo muito bom.E de muita qualidade.
ResponderExcluir